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18/10/13 - A polícia da ilegalidade

A polícia da ilegalidade

Por Nilson Mello
04/10/2013


  As imagens de um tenente da Polícia Militar fluminense forjando, com a conivência de um major, o flagrante de um menor que participava pacificamente de uma manifestação esta semana no Rio de Janeiro são mais uma prova contundente da falta de compromisso da instituição com a legalidade. O episódio (vídeos ao final da postagem) revela também o seu desrespeito pelos cidadãos e pela sociedade que deveria proteger.


  Poucos dias antes da estupidez do tenente Andrade e do major Pinto, no episódio do flagrante forjado, dez policiais militares, entre eles, oficiais, haviam sido indiciados pelo desaparecimento e morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, crime ocorrido há alguns meses na Favela da Rocinha, onde funcionava uma das muitas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) implantadas na cidade.


  Infelizmente, esses não são casos isolados, mas apenas os mais gritantes, e que chegam ao noticiário. Os episódios de desvios e violência da PM são, como sabemos, rotineiros.


  Quando não chega a tanto, o que se vê pelas ruas é a inércia de seus quadros diante da criminalidade ou a ineficácia de suas ações, por falta de preparo ou de compromisso com suas atribuições, numa cidade hoje novamente subjugada pelos assaltantes.


  A PM fluminense é o iceberg em que colide diariamente a política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, contrariando, para quem tem o mínimo de capacidade crítica, o marketing da pacificação das favelas promovido pelo governo estadual. As UPPs são uma boa ideia que tem se degenerado por força da ineficácia de seu instrumento. Casos como o do falso flagrante são apenas a ponta do iceberg.


  A manchete de um jornal no domingo passado, informando que os assaltos batem recorde no Rio de Janeiro, é correta, porém, tardia. Há muito a situação da segurança se degenerou. Enquanto nas favelas as incertezas quanto à perenidade da pacificação aumentam, a despeito do empenho de seus mentores, como o secretário Mariano Beltrame, nas ruas o medo já se reinstalou.


  A questão é prioritária e deveria mobilizar o atual governo, oposições, classe política e sociedade de uma forma geral. No que toca a Polícia Militar, a discussão deve ser ainda mais ampla, em nível nacional. O que temos hoje no chamado policiamento ostensivo, de competência da PM, é uma instituição lenta e burocrática – além de corrupta, como demonstram os fatos.


  Seriam a lentidão e a burocracia características negativas próprias da verticalização de uma instituição militarizada, salvaguardando o fato de os desvios terem, certamente, outra origem? Aparentemente, não.


  A polícia militarizada é uma tradição em países latinos, como França, Itália, Espanha e Chile. Nesses países (Gendarmerie, Carabinieri etc), são instituições modernas e eficientes, respeitadas pela sociedade. Por outro lado, países que mantêm polícias eminentemente civis, como os Estados Unidos (tradição anglo-saxã), não se livram de muitas outras mazelas, como a violência, o abuso de poder e até mesmo a corrupção.


  Portanto, não há receita infalível, e a discussão é para especialistas. A única certeza que nós, leigos, podemos ter é que a PM fluminense é um equívoco conceitual. A começar pela indumentária: por que usar coturnos próprios para a selva em pleno ambiente urbano? Mas isso é apenas a imagem da inadequação.


Em tempo
Campanha - Com a decisão de José Serra esta semana de permanecer no PSDB e o veto do TSE nesta quinta-feira (03) à criação da Rede de Sustentabilidade, de Marina Silva, o cenário eleitoral para 2014 fica um pouco mais claro, longe, porém, de definição.
A permanência de Serra reforça a candidatura de Aécio Neves, porque não divide o PSDB e porque ajuda a atrair o apoio de outras legendas, em particular o PSD de Kassab.
Vale lembrar que a capacidade de o senador mineiro empolgar o eleitor segue sendo uma incógnita, independentemente de qualquer adesão.
Já o veto da Justiça Eleitoral ao novo partido de Marina Silva deve levar a candidata a desembarcar em outro partido ainda nesta sexta-feira (04).
A decisão do TSE, por 6 votos a 1, observou a legalidade - os pressupostos para a criação do partido não haviam sido cumpridos no prazo estabelecido.
As palavras da ministra Luciana Lóssio resumiram a questão: “contra fatos, não há argumento”. A presidente do Tribunal, Cármen Lúcia, foi além: “Legalidade é dever”.
Difícil avaliar neste momento o quanto Marina perde por não ter legenda própria para concorrer à Presidência da República. Aparentemente, o prejuízo será desprezível.

Vídeos: Polícia forja flagrante durante protesto de Professores - http://www.youtube.com/watch?v=WKUm2yrzo8E

PM Major "Pinto" agride e joga gás de pimenta em profissionais da educação - http://www.youtube.com/watch?v=foE7nNFN0Lc

Advogada dá voz de prisão à PM por abuso de autoridade - http://www.youtube.com/watch?v=LG46uMT4CKM

 

 
18/10/13 - Nada de novo no front

Nada de novo no front

Emerson Fittipaldi


Ex-piloto entra na corrida política

 

Por Nilson Mello
27/09/2013

  A pesquisa do Ibope divulgada esta semana sobre intenção de votos para a Presidência da República confirma a avaliação feita neste blog, logo após o ápice das manifestações de junho, de que os protestos - embora representassem um claro reparo ao desempenho do governo federal - não seriam capazes de tirar da presidente Dilma Rousseff o favoritismo para as eleições de 2014.

  O diagnóstico partia da constatação de que quem foi às ruas nas manifestações de junho e julho representava, em sua esmagadora maioria, uma classe média urbana mais exigente e menos vulnerável aos “programas de transferência de renda” e à massiva propaganda, em especial a de cunho assistencialista, do governo federal.

  Por ser mais informada, essa classe média urbana é também mais crítica em relação ao desempenho dos governantes e, sobretudo, muito menos tolerante com a ineficiência administrativa, os desvios e os seguidos casos de corrupção no governo petista.

  O julgamento do processo do mensalão, no final do ano passado, serviu como uma deixa para os gritos de protestos que tomariam as principais cidades brasileiras poucos meses depois. Mas, aparentemente, seus reflexos não chegarão às urnas com a intensidade ou rapidez que os desafios brasileiros exigem.

  Agora, com 22 pontos percentuais à frente de Marina Silva, que não tem sequer certeza se conseguirá registrar o seu partido Rede até o prazo fatal de 05 de outubro, a presidente segue firme na dianteira com 38% das intenções de voto.

  Na última sondagem do instituto, em julho, Dilma havia caído para 30% das intenções, após ter chegado a 58 pontos, enquanto Marina, hoje com 16%, atingia 22 pontos e despontava como a principal candidata de oposição. Aécio Neves, o segundo mais forte opositor em intenções de voto, também caiu de 13 para 11%.

  A permanência do senador mineiro numa faixa medíocre, a despeito ser o candidato do principal partido de oposição, fazem com que a sua possível substituição pelo ex-governador José Serra deixe o campo da simples especulação.

  De qualquer forma, pelo currículo de derrotas na disputa presidencial e pelo perfil pouco aglutinador de Serra, a insistência em seu nome beiraria o desrespeito com o eleitor. Até porque o quadro de disputa não se alteraria significativamente com a troca de um pelo outro, como informam os jornais desta sexta-feira.

  Por enquanto, no PSDB, a principal arma para conquistar o eleitor arredio tem sido um discurso de desdém cujo resultado é mais do que incerto. Em recente reunião do comando da campanha tucana, um dos artífices de Aécio Neves afirmou que “o mito Marina Silva é muito superior à candidata Marina Silva”.

  Pode até ser verdade, mas a questão principal para o PSDB, neste momento, é saber como fazer para que o seu candidato, muito longe de ser um mito, possa ao menos ser maior do que aquilo que o partido enxerga nele – e dessa forma empolgar o eleitorado.

  Quanto a Eduardo Campos, quarto colocado na disputa pela pesquisa do Ibope, a sua permanência na faixa dos 3 e 4 pontos percentuais, não o alça, até o momento, à condição de forte candidato. Em todo caso, jamais será um nome de oposição real ao atual governo, ou ao que se pode chamar de orientação programática, tendo em vista o perfil, o histórico e a aliança entre o PSB e o PT.

  Sem perder a esperança de deslanchar, o governador de Pernambuco segue recrutando nomes que posam ser bons puxadores de voto para o seu partido, como Romário no Rio e Emerson Fittipaldi em São Paulo. O ex-piloto de F 1 é, pasmem, a novidade da política nacional.

  Com este cenário, não surpreende que 30% do eleitorado não sabem em quem votar e estão dispostos a votar em branco ou anular o voto. O que é lastimável, considerando o fraco desempenho da economia, os desafios que temos à frente e a distância abissal que ainda separa o Brasil das nações mais avançadas do planeta em termos sociais e culturais. Distância abissal, apesar de sermos o 7º maior PIB do mundo!

Em tempo:
Outra pesquisa desta semana, da CNI/Ibope, comprova o cenário de marasmo e o baixo senso crítico da população: 54% dos brasileiros aprovam o governo Dilma Rousseff. É preciso lembrar que, no país de quase 200 milhões de pessoas, apenas 5 milhões leem jornais regularmente.

 
18/10/13 - Momento de lucidez

 

Momento de lucidez

 

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Guardião das Leis e da democracia.

Por Nilson Mello
20/09/2013

  Ao contrário do que muitos pensam, o encontro com Deus – aqui compreendido no mais amplo conceito filosófico e não apenas em alegorias religiosas – dá-se pelo exercício da razão, não pela emoção. O conceito amplo significa o encontro com a verdade e com a boa-fé, o respeito aos princípios éticos e morais. E é nesse entendimento conceitual que até um ateu pode chegar a Deus.

  Não há boa-fé nas atitudes apaixonadas, movidas pela emoção, justamente porque elas anulam a razão.
Nessas últimas semanas, até quarta-feira passada, quando o voto de minerva do decano do Supremo, ministro Celso de Mello, garantiu cabimento aos embargos infringentes, era visível na sociedade o desejo de punir os condenados na Ação Penal 470 a qualquer preço, a despeito do que estabelece o ordenamento jurídico em vigor.

  Mas o fato irrecorrível é que os embargos infringentes, razão das discussões, são claramente cabíveis no Supremo, e qualquer leigo em assuntos jurídicos pode chegar a essa conclusão mediante uma pesquisa honesta à jurisprudência e à legislação. Não se trata de mera filigrana jurídica, ou de avaliação subjetiva com espaço para variada interpretação, mas de análise isenta e objetiva da Lei.

  A única razão que pode explicar a rejeição do recurso por cinco ministros do Tribunal é a emoção, ou seja, a certeza de que os condenados merecem uma punição rápida e exemplar, pela infâmia de seus crimes em prejuízo de uma sociedade que, reconheçamos, chegou ao limite da tolerância com a corrupção e os desvios políticos de toda espécie.

  Os votos pela rejeição foram, assim, de caráter político, não eminentemente jurídico. Neste sentido, o voto do ministro Gilmar Mendes foi de uma contundência impressionante. Ocorre, contudo, que o Supremo, por ser guardião da Constituição e da própria democracia brasileira, não pode cair na tentação de um julgamento político, de exceção.

  Ao reconhecer o cabimento dos embargos a despeito de uma gigantesca pressão política, inclusive dos órgãos de imprensa, que não se deram ao trabalho de fazer a necessária avaliação técnica da questão, o ministro Celso de Mello reconduziu o julgamento do mensalão para os parâmetros da razão, restabelecendo garantias legais que constituem o freio às seduções totalitárias.

  Sim, porque hoje, quem está em julgamento no Supremo, pode ser nossos inimigos, mas amanhã, um de nós, inocente, poderá estar sendo julgado e condenado ao arrepio da Lei, por razões políticas. A estrita observância da Lei é o salvo conduto das democracias. Que não a percamos de vista.

  Não há dúvida que nossa legislação é imperfeita (como, aliás, todas o são) e merece reparos e reformas, sobretudo nos aspectos processuais com margem para condutas protelatórias incompatíveis com uma sociedade que se quer justa. Mas, se as regras são ruins, que as mudemos e aperfeiçoemos por meio dos mecanismos existentes para tanto.

  Ignorá-las em meio a um julgamento, por mais abomináveis que possam ser os réus, é de um casuísmo autoritário inadmissível, em especial para um país que se esforça para consolidar suas instituições políticas. O momento é de lucidez. Razão no lugar das paixões.

 

 
18/10/13 - Anotem Julgamento

ANOTEM:

 Acho que o julgamento dos mensaleiros no Supremo foi irrepreensível. Como cidadão, entendo que os acusados são culpados e espero vê-los presos o quanto antes. A sociedade não tolera mais a impunidade.


 Contudo, sou a favor da estrita legalidade. Até porque não se constrói uma democracia fazendo Justiça com as próprias mãos. E, na minha avaliação, não há qualquer dúvida de que os embargos infringentes em sede penal são cabíveis no Supremo.


 Neste sentido, só posso entender o voto dos cinco ministros rejeitando o recurso na Ação Penal 470 como decorrência de uma análise muito mais moral, do que técnica ou jurídica.
Em que pese a indiscutível cultura jurídica de todos os cinco, o que pesou foram os aspectos políticos e sociais. Mas o juiz deve julgar com a Lei, ainda que a Lei seja ruim.


 Antes de escrever o artigo da última sexta-feira defendendo o cabimento dos embargos, fiz longa pesquisa em busca dos argumentos necessários à sua rejeição. O que sobressaiu de minha análise, porém, foi a sua absoluta legalidade.

 Meu desejo era fazer uma exortação à rejeição, mas fiz o que manda a honestidade intelectual. Abaixo, uma dos inúmeros pareceres sobre a questão, este talvez o mais claro e direto de todos.

http://www.conjur.com.br/2013-set-10/hamilton-carvalhido-lei-803890-nao-revogou-previsao-embargos-infringentes

 
18/10/13 - Quem disse que democracia é simples?

Quem disse que democracia é simples?

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Por Nilson Mello
13/09/2013


A ideia de qualquer tribunal examinar duas vezes o mesmo processo, por força de uma ação originária, pode parecer absurda, se considerarmos a inerente possibilidade de resultados diferentes.

Se um tribunal puder ter posições distintas acerca de um mesmo feito, jamais haverá segurança jurídica e estabilidade institucional – algo que contradiz a própria essência do Judiciário. Até porque quem garantiria que não haveria uma terceira decisão, num seguinte reexame, se cabível, e assim sucessivamente.

No julgamento pelo Supremo da Ação Penal 470, originária por força do foro privilegiado, a possibilidade torna-se ainda mais evidente devido à mudança na composição da Corte, com o ingresso de dois novos integrantes que não haviam participado do processo, o que certamente amplia as chances de se ter, em segundo julgamento, um resultado distinto do primeiro.

A virtual admissibilidade dos embargos infringentes, a ser definida com o voto de minerva de seu ministro decano, na próxima quarta-feira, é a condição que falta à revisão do processo e a redução (e até mesmo prescrição) das penas de doze dos 25 condenados. O resultado do extenso e detalhado julgamento do Mensalão, com suas 50 sessões no ano passado, estaria assim colocado em xeque.

Impossível não reconhecer o impacto negativo na sociedade desse, digamos, “retrabalho”, na medida em que reforçaria a percepção de que a impunidade continua a prevalecer no Brasil para os poderosos e que o Judiciário (nem mesmo o seu órgão de cúpula, no qual tanta esperança se depositou) não estaria imune às idiossincrasias políticas.

Por outro lado, o duplo grau de jurisdição é um desses institutos fundamentais no estado democrático de direito porque, partindo do pressuposto de que o juiz e, por extensão, os tribunais não são infalíveis, o mecanismo serve de garantia aos cidadãos contra eventuais erros e abusos do Judiciário.

Assim como ninguém pode ser condenado sem o devido processo legal, pois do contrário o monopólio da força, reconhecido ao Estado, seria desmedido, toda decisão judicial merece ser revista, a fim de que se afaste qualquer possibilidade de punição indevida ao réu.

Se o Estado é indispensável na busca e na manutenção da harmonia social, seu poder de coerção e sua capacidade punitiva não podem ser irrestritos, sob o risco de prejudicar os cidadãos – justamente a sua razão de ser.

Foge, portanto, a qualquer concepção razoável sobre justiça ou sobre a Justiça, em regime democrático (se é que se pode falar em Justiça em regime de exceção), a possibilidade de um processo penal sem chance de revisão.

O Julgamento do Mensalão pelo Supremo, como ação originária, nos coloca assim diante de um novo desafio, ainda maior do que aquele que se prenunciou no início do processo, em 2012: fazer justiça, punir os culpados, mas observando estritamente todas as regras e princípios democráticos que nossa Constituição recepcionou.

O empate em 5 a 5 entre os ministros do Supremo não pode ser visto como alinhamento automático em face de preferências políticas. Ao menos, não de todos eles. Pois, a rigor, e por mais que sintamos simpatia pela posição daqueles que propugnaram contrariamente à admissibilidade dos embargos infringentes, o que afastaria de pleno a possibilidade de reexame e, assim, de revisão das penas, o fato é que o recurso é legítimo.

Sem resvalar para um tecnicismo enfadonho, é preciso lembrar que a legislação (Lei 8.038/90) não revogou expressamente os embargos infringentes previstos no Regimento Interno do Supremo (artigo 333 inciso I), disciplinando, no que toca o STF, apenas os recursos extraordinários.

A norma regimental foi, portanto, recepcionada pela Constituição e, por decorrência, pelo Supremo, com força de Lei Ordinária, razão pela qual o ministro Celso de Mello, certamente o mais respeitado dos ministros, já tem voto favorável a esse tipo de recurso na própria Ação 470.

O justificável temor expresso no voto do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, ao rejeitar os embargos infringentes, de que a reapreciação de fatos e provas pelo mesmo órgão possa eternizar o julgamento, é apenas parte da verdade. A outra parte é que, num estado democrático de direito, nenhuma decisão judicial pode estar imune à revisão, sobretudo se há previsão legal para tanto.

Quem disse que democracia é simples?

 
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