Assessoria de Imprensa

Informação é a matéria-prima básica utilizada por um veículo de comunicação. Jornais, revistas, TVs, rádios e, mais recentemente, portais na Internet trabalham a Informação para transformá-la em notícia e oferecê-la como produto final a seus leitores.

A informação jornalística em sua forma bruta é produzida pelo conjunto da sociedade. Organizações Governamentais e não-governamentais, empresas e até famílias, ao desenvolver suas atividades, estão permanentemente produzindo informação, embora nem sempre se dêem conta disso.

Identificar dentre estas atividades aquelas que podem vir a ser notícia, e apresentá-las da maneira correta aos meios de comunicação, a fim de que lhe possam dar o máximo de divulgação, é a principal tarefa de uma Assessoria de Imprensa.

Uma empresa de Consultoria em Comunicação Estratégica e Assessoria de Imprensa atua, portanto, como elo de ligação entre instituições/empresas e os veículos de comunicação. De um lado, contribuiu para consolidar a imagem de seus clientes, ao levantar e divulgar suas atividades. De outro, ajuda a suprir jornais, revistas, TVs, rádios e sites na Internet com a matéria-prima jornalística básica: a informação.

Neste processo, estabelece-se uma relação de parceria e confiança mútua entre assessoria, cliente e meios de comunicação na qual a credibilidade é o pressuposto fundamental.

A assessoria de imprensa e suas tarefas:

  • Diagnóstico da imagem do cliente;
  • Desenvolvimento da estratégia de ação e elaboração de planos de mídia;
  • Implantação de rotina visando à permanente identificação de oportunidades para veiculação de assuntos de interesse do cliente nos meios de comunicação;
  • Elaboração de pautas de reportagem e redação de artigos de opinião, notas, releases, informes e demais textos jornalísticos;
  • Organização de entrevistas;
  • Treinamento de executivos e lideranças políticas e empresariais para o contato com a mídia (media training).


‹‹ voltar