Colégio Andrews faz 100 anos renovando proposta pioneira

Colégio Andrews faz 100 anos

renovando proposta pioneira

 

     O Colégio Andrews do Rio de Janeiro dá início no dia 5 de fevereiro ao ano letivo de 2018 comemorando 100 anos de existência com uma proposta de ensino que se mantém inovadora, baseada no respeito à diversidade e na valorização do esforço e do trabalho para a realização pessoal e para a construção de uma sociedade mais justa.

     Para marcar o centenário, uma série de eventos está programada, com destaque para um ciclo de palestras sobre Educação, a ser realizado nos meses de abril e maio, e uma grande festa em julho, com a participação de alunos e ex-alunos, entre eles personalidades que hoje são referência nas mais diversas áreas profissionais, das artes cênicas às ciências exatas. O calendário desses eventos será divulgado no decorrer do primeiro mês de aula.

     Os princípios que motivaram as fundadoras do Colégio, as educadoras Isabel Andrews e Alice Flexa Ribeiro, estão na origem de um Projeto Educativo que se renova a cada ano. O Andrews foi uma das primeiras instituições privadas do Rio de Janeiro a adotar um ensino laico e também uma das primeiras escolas a integrar meninas e meninos.

     O pioneirismo está expresso no fato de o Andrews ter sido fundado e dirigido por muitas décadas por duas professoras, numa época em que, no Brasil e no Mundo, as mulheres ainda tinham um papel secundário na sociedade. E foi a "valorização da diferença como produtora da identidade", como preconizavam suas fundadoras, que propiciou, desde o início, um ambiente democrático, responsável pelo formação de cerca de 100 mil jovens de quatro gerações nessas dez décadas de trajetória.

     Hoje, a escola tem 1 milalunos, do fundamental ao último ano do ensino médio. Alguns deles são netos e até mesmo bisnetos de ex-alunos. Há casos de famílias em que quatro gerações, desde 1918, tiveram crianças e adolescentes matriculados no Andrews.

     Renovação e modernidade

     A confiança das famílias que ao longo de todos esses anos escolheram o Andrews para a educação de seus filhos confirma a consistência de um Projeto Pedagógico que é permanentemente atualizado com o objetivo de propiciar uma sólida formação, elemento crucial para o pleno acesso à cidadania. Dinâmico, fundado na crença na diversidade, esse projeto contempla os avanços da sociedade e àquilo que a modernidade pode agregar ao ensino.

     O Colégio Andrews entende que a educação hoje está também diretamente relacionada às tecnologias disponíveis. A escola passou por uma ampla reforma no ano passado, modernizando as suas dependências e instalando novos equipamentos, em especial de informática e multimídia. Em 2018, serão inaugurados novas salas de artes, música e judô, bem como uma nova quadra poliesportiva.

     A estrutura tecnológica oferecida aos alunos visa favorecer vivências voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, à comunicação e expressão através de diversas mídias, ao entendimento da linguagem audiovisual e a experiências com simuladores virtuais relacionados aos conteúdos curriculares.

     O setor de Mídia e Educação da escola dispõe de dois laboratórios de mídia e um estúdio de filmagem, e programas e processos que permitem o emprego dessas tecnologias no aprendizado e no desenvolvimento intelectual de forma plena e integrada com outras disciplinas.

    

Assessoria de Imprensa do Colégio Andrews:

META CONSULTORIA E COMUNICAÇÃO

Comunicação Estratégica e Relações Institucionais

Tels (21) 2262-2291 e 9.8129-8291

Av. Marechal Câmara, 160, Grupo 813/814

Castelo, Rio de Janeiro – RJ CEP: 20020-080



‹‹ voltar