Porto Itapoá registra aumento de volume de cargas e está pronto para expansão

Porto Itapoá registra aumento de volume

de cargas e está pronto para expansão

O Porto Itapoá, em Santa Catarina, registrou um aumento de 14,50% no volume de cargas em 2015, com um total de 548.463 TEUs (medida padrão para contêineres) movimentados, contra 478.982 TEUs em 2014. A receita operacional totalizou R$ 20,4 milhões, superando em 43,13% o lucro de 2014. As movimentações contabilizadas no Terminal incluem operações de longo curso (importação e exportação), transbordo cabotagem, movimentação de contêineres vazios e remoções.

A evolução ocorreu tanto no segmento de longo curso, onde houve um aumento de 18,6%, quanto no de cabotagem, onde o acréscimo foi de 38%. Apenas nas operações de transbordo houve pequeno recuo, de 7,3%, sem afetar, contudo, a performance geral positiva.

Para a Direção do Porto Itapoá, o bom desempenho, a despeito da crise pela qual passa o País, comprova que o Terminal, em pouco mais de quatro anos de operação, consolidou a sua vocação entre um dos mais importantes portos de cargas conteinerizadas do Brasil.

Outros indicadores de performance no ano passado merecem destaque. Em setembro, o terminal bateu o seu recorde de produtividade, alcançando 145,7 MPH (movimentos por hora) e 37 movimentos por equipamento (portêiner). Como consequência, Itapoá passa a ser um dos terminais portuários mais eficientes do País, e está entre mais ágeis do Planeta, pelo critério de produtividade medida por MPH, à frente de portos reconhecidos como os melhores do mundo, entre os quais Cingapura, Hong Kong, Roterdam, e Hamburgo.

Também no ano passado coube a Itapoá fazer o primeiro embarque de carne bovina brasileira para a China, após o acordo bilateral firmado entre os dois países. E, ainda no ano passado, foi instalada uma unidade do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dentro do terminal, permitindo a redução em 50% no tempo de liberação de cargas.

Além disso, teve início em Itapoá o sistema que permite a pesagem das cargas no próprio levante do RTG (guindaste utilizado para movimentar os contêineres dentro do pátio do terminal), o que garante maior economia de tempo, segurança e eficiência às operações. Itapoá é o primeiro terminal da Região Sul do Brasil a contar com este sistema.

Localizado na Baía da Babitonga, no litoral norte catarinense, o Porto Itapoá começou a operar em junho de 2011. Hoje é o sexto maior terminal de contêineres do País, segundo a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A sua localização privilegiada, próximo a grandes centros produtores, como Curitiba e Joinville, e servido por eficiente malha rodoviária, garante diferencial logístico ao Terminal, que tem como acionistas a Aliança Navegação, a Logz Logística Brasil S/A e o Grupo Batistella.

Projeto de Expansão

     O crescimento das operações em Itapoá foi tão relevante, desde 2011, que o seu projeto de expansão já está em marcha, dependendo apenas do licenciamento ambiental final, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2016. Pelo projeto de expansão, a ser executado em menos de dois anos, o Porto Itapoá terá capacidade para movimentar 2 milhões de TEUs ano.

      Atualmente, o terminal conta com cais de 630 metros de comprimento (calado de 16 metros) e pátio de 156 mil metros quadrados. Com a ampliação, que prevê investimentos de R$ 1 bilhão, em duas fases, o cais passará a ter 1.200 metros de extensão, com pátio de 450 mil metros quadrados.

Patrício Jr, presidente do Terminal, explica a importância do projeto:

     "É a prova de que nós acreditamos na retomada da economia brasileira. Mas, antes mesmo da expansão - e apesar de o Porto Itapoá já ser um dos mais modernos do país -, nós estamos permanentemente investindo em novos equipamentos e aperfeiçoando os procedimentos, afirma.

     Entre outras novidades, merece destaque o fato de o Terminal ter recebido dois novos portêineres em 2015. O diferencial dos novos equipamentos são as suas dimensões: 65 metros de lança, 10 a mais do que os atuais. O maior alcance permite ao Terminal operar os navios de grande porte, com largura entre 50 e 60 metros, que já operam em outros continentes, mas ainda não escalam o Brasil.   Junto com os novos portêineres, Itapoá também recebeu, neste último ano, mais seis RTGs (RubbyTiredGantry), para movimentação de contêineres no pátio. O conjunto de novos equipamentos terá impacto direto na produtividade do Porto Itapoá. Outro aperfeiçoamento feito em 2015 foi a implantação de pesagem das cargas no próprio levante do RTG (guindaste utilizado para movimentar os contêineres dentro do pátio do terminal), o que agiliza os procedimentos. O Porto Itapoá é o primeiro Terminal do Sul do Brasil a adotar este mecanismo.



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