Porto Itapoá bate recorde de movimentação e já supera os números de 2014

Porto Itapoá bate recorde de movimentação e já supera os números de 2014

 

 

 

    O Porto Itapoá bateu seu recorde mensal de movimentação de carga, com 56 mil TEUs movimentados em outubro. O recorde anterior era de junho de 2013, com 51 mil TEUs. Nos dez primeiros meses de 2015, Itapoá já movimentou 475 mil TEUs, 2,5% superior ao movimento de 2014. A direção do Porto já considera que o ano foi de conquistas.

    Apesar da crise - e faltando ainda dois meses para fechar o ano - os números referentes especificamente às exportações do terminal são 2% maiores aos de 2014: 139.500 TEUs (2015) contra 136.600 TEUs (2014).  As importações também devem superar 2014: até aqui, 90.000 TEUs contra 96.000 TEUs.

    Outros resultados merecem destaque. Em setembro, o terminal bateu o seu recorde de produtividade, alcançando 145,7 MPH (movimentos por hora) e 37 movimentos por equipamento (portêiner). Com o resultado, Itapoá passa a ser o terminal mais eficiente do país, e estaria entre os dez mais ágeis do Planeta, pelo critério de produtividade medida por MPH, à frente de portos reconhecidos como os melhores do mundo, entre os quais Cingapura, Hong Kong, Roterdam, e Hamburgo.

    Também em 2015 coube a Itapoá fazer o primeiro embarque de carne bovina brasileira para a China, após o acordo bilateral firmado entre os dois países. E ainda este ano foi instalada uma unidade do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dentro do terminal, permitindo a redução em 50% do tempo de liberação de cargas.

    Além disso, teve início em Itapoá o sistema que permite a pesagem das cargas no próprio levante do RTG (guindaste utilizado para movimentar os contêineres dentro do pátio do terminal), o que garante maior economia de tempo, segurança e eficiência às operações. Itapoá é o primeiro terminal da  Região Sul do Brasil a contar com este sistema.

     "Para completar, atingirmos a marca de 1 milhão de contêineres movimentados (ver foto anexa), desde o início de nossas operações, em junho de 2011. E estamos agora prontos para dar partida no nosso projeto de expansão e ampliação, aguardando apenas a liberação final por parte do IBAMA", afirma Patrício Jr., presidente do Porto Itapoá.

    A ampliação abrange o pátio de manobras e o píer, que terá capacidade para receber simultaneamente três navios de 350 metros. Pelo projeto, com investimentos de R$ 1 bilhão (recursos próprios de seus acionistas), em duas fases, o cais passará a ter 1.200 metros de extensão, com pátio de 450 mil metros quadrados. O terminal poderá movimentar 2 milhões de TEUs/ano. Hoje, Itapoá conta com cais de 630 metros de comprimento (calado de 16 metros) e pátio de 156 mil metros quadrados.

    Localizado na Baía da Babitonga, litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá começou a operar em junho de 2011 e hoje é o sexto maior terminal de contêineres do país, com cerca de 465 mil TEUs (unidade padrão para contêiner de 20 pés) movimentados por ano.

    Mais de 800 empresas utilizam Itapoá para importar e exportar. A localização privilegiada do terminal, próximo a grandes centros produtores, como Curitiba e Joinville, e servido por eficiente malha rodoviária, garante diferencial logístico ao Porto, que tem como controladores a Aliança Navegação, a Logz Logística Brasil S/A e o Grupo Batistella. 



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