Porto Itapoá registra 145 MPH nesta sexta feira e tem novo recorde operacional

Porto Itapoá registra 145 MPH nesta

sexta feira e tem novo recorde operacional

    Na madrugada desta sexta feira 4/09, o Porto Itapoá superou mais uma marca. A operação do navio Monte Rosa, do armador Hamburg Sud, garantiu ao Terminal seu novo recorde de produtividade, de 145,7 MPH (movimentos por hora), e 37 movimentos por equipamento (portêiner).

    O navio atracou em Itapoá na noite do dia 3 e, em pouco mais de sete horas, 1.122 movimentos foram registrados. O Monte Rosa é uma das embarcações que compõe um dos serviços mais movimentados no Porto Itapoá que atua no trade da costa leste da América do Norte.

    O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, e desde então tem apresentado gradualmente recordes operacionais que indicam a alta performance do Terminal. Trabalhando com quatro portêineres, o porto apresenta índices de produtividade equiparáveis aos grandes terminais de contêineres do mundo.

    Atualmente, Itapoá estaria entre os dez Terminais mais ágeis do Planeta, à frente de portos reconhecidos como os melhores do mundo como Cingapura, Hong Kong, Roterdam, e Hamburgo. Em 2014, o MPH médio do Terminal ficou em 83 MPH e, em 2015, este número já está em 84 MPH.

    Atualmente, o maior índice de movimentação por equipamento no Brasil ainda é do Porto Itapoá com média de 49 MPH, alcançado em Dezembro de 2011.

Movimentos por Hora - MPH

    Este índice é utilizado no meio portuário para medir a produtividade dos terminais. É calculado o número de movimentos feitos por um terminal, em um determinado navio, num período de tempo específico. Quanto maior o índice de MPH, mais rápida acontece a operação e menos custo é gerado para armadores, exportadores e importadores. 



‹‹ voltar