Porto Itapoá tem pesagem de carga via RTG

Porto Itapoá tem pesagem

de carga via RTG

    Em um mercado cada vez mais competitivo como o portuário, e em momento econômico em que se busca ser o mais eficiente possível para atender às necessidades dos clientes, o Porto Itapoá saiu na frente ao oferecer, dentro dos serviços já contratados por importadores e exportadores, a função de pesagem das cargas no próprio levante do RTG (guindaste utilizado para movimentar os contêineres dentro do pátio do terminal).
    O Porto Itapoá é o primeiro Terminal do Sul do Brasil a adotar este mecanismo. O trabalho de implantação durou cerca de seis meses e, recentemente, teve a autorização da Receita Federal para sua utilização. Habitualmente essa operação é feita nos gates dos Terminais. Contudo, com a implantação do sistema de pesagem nos RTGs haverá uma maior agilidade no processo de recebimento e saída de caminhões do porto, reduzindo o tempo de permanência dos veículos externos no complexo.

    “A inovação é a principal alternativa das companhias quando se precisa criar diferenciais competitivos para os clientes. É nesta premissa que o Porto Itapoá tem trabalhado desde a movimentação de seu primeiro contêiner e não vai ser diferente daqui para frente”, destaca o presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior. Elelembra ainda que o início das operações em Itapoá ocorreu em cenário de grande desafio.

    “Iniciamos nossas operações em Itapoá num município desconhecido pelo mercado logístico e portuário. Diferentemente dos outros portos do país, onde as cidades já possuíam uma infraestrutura logística adequada, com clientes que já conheciam a vocação portuária das cidades, em Itapoá iniciamos tudo do zero. Não possuíamos nem mesmo estradas e fontes de energia adequadas, clientes e empresas de apoio logístico. Tudo foi feito de forma precursora, desde a prospecção comercial até os investimentos de infraestrutura”.

    Por isso o Porto Itapoá comemora a conquista do contêiner Nº 1.000.000, obtida este mês, que representa a consolidação de um empreendimento que, em quatro anos já está entre os maiores e mais eficientes portos do país.

    “Queremos ser reconhecidos não apenas pelo volume, mas por fazer parte das empresas que se inspiram diariamente para oferecer ao mercado as melhores vantagens do setor portuário, investindo em tecnologia, desenvolvimento de pessoas e crescimento sustentável de suas operações”, explica o Patrício Junior. 



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