Porto Itapoá registra a movimentação de 1 milhão de contêineres

Porto Itapoá registra a movimentação de 1 milhão de contêineres


    O Porto Itapoá comemora nesta quarta-feira, dia 22/7, mais uma marca histórica em seus quatro anos de operação, com a movimentação do contêiner Nº 1.000.000 (um milhão).

    Em operação desde junho de 2011, o Terminal já havia alcançado a marca de um milhão de TEUs em junho de 2014. A unidade comumente mencionada no setor portuário é a que equivale a um contêiner de 20 pés (TEU – Twenty-Feet Equivalent Unity), porém, a representação em unidades de contêineres movimentadas é a mais referenciada pelo mercado. Para efeito de comparação 1.000.000 de contêineres movimentados no Porto Itapoá  equivalem a 1.627.715  TEUs.

    “Essa conquista representa o espaço que o Porto Itapoá conquistou em sua recente história. São quatro anos de trabalho intenso baseado na eficiência operacional e na satisfação de nossos clientes e colaboradores”, afirma o Presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior.

    Patrício lembra ainda que, nesses quatro anos, o porto já é referência no mercado portuário. Em 2014 foi mencionado como o melhor terminal portuário brasileiro, em pesquisa realizada junto aos clientes do setor, realizada pelo Instituto ILOS e divulgada pelo jornal Estado de S. Paulo. No mesmo ano o jornal Valor Econômico, juntamente com o Instituto Aon Hewitt, também destacou o porto como o melhor do setor em Gestão de Pessoas.


Para comemorar a marca histórica o Terminal representou o número de 1.000.000 com o empilhamento de contêineres no píer de atracação. A força da imagem se mostra tão imponente como o número alcançado pelo porto, e pela expectativa de crescer ainda mais nos próximos anos.

O Presidente do Porto lembra que o início das operações do Porto Itapoá se estabeleceu num cenário de muito desafio. “Iniciamos nossas operações em Itapoá num município desconhecido pelo mercado logístico e portuário. Diferentemente dos outros portos do País, onde as cidades já possuíam uma infraestrutura logística adequada, com clientes que já conheciam a vocação portuária das cidades, em Itapoá iniciamos tudo do zero. Não possuíamos nem mesmo estradas e fontes de energia adequadas, clientes e empresas de apoio logístico, tudo foi feito de forma precursora, desde a prospecção comercial até os investimentos de infraestrutura”.

Por esses motivos, o Porto Itapoá comemora ainda mais a conquista desta marca, simbolizada pelo contêiner Nº 1.000.000, que representa a consolidação de um empreendimento que, em quatro anos está entre os maiores e mais eficientes do País, contribuindo de forma significativa para mercado brasileiro e internacional. “Queremos ser reconhecidos não apenas pelo volume e sim por fazer parte das empresas que se inspiram diariamente para oferecer ao mercado as melhores vantagens do setor portuário, investindo em tecnologia, desenvolvimento de pessoas e crescimento sustentável de suas operações”, finaliza o Patrício Junior.



‹‹ voltar