JBS passa a exportar carne bovina para a China pelo Porto Itapoá

 

JBS passa a exportar carne

bovina para a China pelo Porto Itapoá

    O primeiro embarque de carne bovina brasileira para a China, após o acordo bilateral firmado em 19 de maio, durante a visita ao país do premiê chinês Li Keqiang, foi realizado pelo Porto Itapoá, em Santa Catarina, entre os dias 5 e 9 de julho. A JBS embarcou 17 contêineres com o produto nos navios Torrente e Luna Maersk, com destino aos portos chineses de Hong Kong e Shangai, e também para Cingapura. Outros embarques de carne bovina da JBS para a China devem ocorrer no mês de julho.

    Em 20 de novembro de 2014, o Porto Itapoá já havia participado de outra marca histórica: o primeiro embarque de carne suína brasileira com destino aos Estados Unidos. Na ocasião, a Cooperativa Aurora Alimentos embarcou, no navio Monte Amaro, da Hamburg Süd, um contêiner do produto para o Porto de Everglades, na Flórida.

    Localizado na Baía da Babitonga, no litoral Norte de Santa Catarina, com quatro anos operação, o Porto Itapoá é hoje um dos únicos terminais do país capacitados a operar as embarcações de grande porte que navegam na costa brasileira.

    O terminal se consolidou como o sexto maior movimentador de cargas em contêineres do Brasil, com 528 mil TEUs (medida padrão de contêineres de 20 pés) movimentados em 2014, de acordo com dados da ANTAq. 

    Neste ano de 2015, Itapoá aguarda apenas a liberação final do IBAMA para dar início ao seu projeto de expansão, pelo qual passará a ter capacidade para movimentar cerca de 2 milhões de TEUs por ano. Com a ampliação, o Porto terá um píer capaz de receber simultaneamente três navios de até 350 metros de comprimento.



‹‹ voltar