Itapoá já é o sexto maior terminal de contêineres do país
Em operação a menos de quatro anos, o Porto Itapoá, em Santa Catarina, já é o sexto do país em movimentação de contêineres, entre 22 terminais listados pelo Centro Nacional de Navegação (Centronave). A sua capacidade hoje é de 500 mil TEUs (medida padrão para contêiner de 20 pés) por ano, mas seu plano de expansão já está em desenvolvimento.
Nos três primeiros meses de 2015, o terminal movimentou 17% a mais do que no mesmo período de 2014. Deste total houve um aumento de 40% nas operações de importação e 34% nas de exportação.
Localizado na Baía da Babitonga, litoral Norte catarinense, o Porto Itapoá está próximo a grandes distritos industriais. Tem ligação direta com a BR 101 e é um dos poucos terminais do país capacitado a receber as maiores embarcações em operação no mundo. Isso se deve às condições seguras para navegação e manobras na Babitonga e também ao calado (de 16 metros) em seus berços de atracação.
O terminal tem-se destacado também pela produtividade e eficiência. Em março do ano passado, antes mesmo de completar seu terceiro ano em operação, já atingia a marca de 1 milhão de TEUs movimentados. Dois meses depois, registrava novo recorde operacional ao realizar 140,3 movimentos por hora (MPH) - a quarta melhor marca na história registrada por terminais brasileiros.
Pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Ilos junto a 169 empresas, de 18 setores econômicos, elegeu Itapoá como o porto de melhor desempenho entre 13 terminais do país. Em outubro passado, levantamento feito pelo Valor Econômico em parceria com a AON Hewitt apontou o terminal como o melhor em "Gestão de Pessoas".
Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), Itapoá está entre os três portos latino-americanos de melhor resultado.
Controlado pela Aliança Navegação, Logz Logística Brasil S/A e Grupo Batistella, Itapoá é um projeto integrado ao ambiente dento do conceito greenfield (distante dos centros urbanos), que dispõe de uma área de 12 milhões de metros quadrados para empreendimentos complementares.
O Porto conta com dois berços de atracação que somam 630 metros de comprimento. Seu pátio de contêineres tem 156 mil metros quadrados. O seu projeto de ampliação prevê investimentos de R$ 1 bilhão, em duas fases. Com isso, o seu cais passará a ter 1.200 metros de extensão, com pátio de 450 mil metros quadrados.
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