Press Release Itapoá Movimento Contêineres Abril de 2015

Press Release Porto Itapoá, Abril de 2015

Itapoá cresceu em 2014

apesar da desaceleração econômica

    Em operação a menos de quatro anos, o Porto Itapoá, em Santa Catarina, já é o sexto do país em movimentação de contêineres, com cerca de 470 mil Teus (medida padrão para contêineres de 20 pés), entre 22 listados em levantamento feito pelo Centro Nacional de Navegação (Centronave) e divulgado durante a Intermodal, maior evento de logística da América Latina, realizado esta semana, em São Paulo.

O levantamento do Centronave revelou que a movimentação de contêineres continuou a crescer no país no ano passado, porém, a taxas bem inferiores aos três anos anteriores, refletindo a significativa desaceleração da economia. O Centronave é uma associação que representa os maiores armadores em atividade no Brasil, entre empresas nacionais e global carriers.

A despeito da conjuntura econômica desfavorável, contudo, Itapoá manteve o crescimento, superando em 2014, nas dez primeiras posições listadas pelo Centronave, os portos do Rio de Janeiro, Suape (PE), Itajaí (SC) e Salvador. Santos, com diferentes terminais - entre arrendados e privados - permanece bem à frente na liderança, com mais de 3,6 milhões de Teus movimentados, seguido por Paranaguá (PR), com 693 mil Teus.

Em 2014, o movimento total de contêineres nos terminais portuários brasileiros foi de 9,4 milhões de Teus, uma variação de 2,8% em relação a 2013 (9,1 milhões de Teus), ano em que o crescimento havia sido de 7%. 2014 foi a menor taxa de crescimento do último quadriênio.     De 2011 para 2012, o avanço havia sido de 8,4%, de 7,9 milhões de Teus para 8,5 milhões de Teus.

Localizado na Baía da Babitonga, litoral Norte catarinense, o Porto Itapoá tem-se destacado não apenas pelo aumento da movimentação e o crescimento em valores absolutos, mas também pela produtividade e eficiência. O terminal tem sido eficiente mesmo operando com mais de 100% de sua capacidade.

Pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto de Pesquisa e Supply Chain Ilos junto a 169 empresas, de 18 setores econômicos, apontou Itapoá como o de melhor desempenho entre 13 terminais e complexos portuários no Brasil. Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), Itapoá está entre os três portos latino-americanos de melhor resultado.

Controlado pela Aliança Navegação, Logz Logística Brasil S/A e Grupo Batistella, Itapoá conta com cais de 630 metros de comprimento (calado de 16 metros) e pátio de 156 mil metros quadrados. O seu projeto de ampliação já está em andamento, aguardando apenas autorização para o início das obras. Com investimentos de R$ 1 bilhão, em duas fases, o cais passará a ter 1.200 metros de extensão, com pátio de 450 mil metros quadrados. 



‹‹ voltar