Importações e exportações em Itapoá aumentaram 41% em 2014

Importações e exportações em Itapoá

aumentaram 41% em 2014

    

O ano de 2014 foi de alta produtividade no Porto Itapoá. As cargas de importação e exportação no terminal no ano passado superaram a marca de 200 mil TEUs, um incremento de 41% em relação à movimentação realizada em 2013.

A cabotagem, transporte marítimo entre portos nacionais, também apresentou um significativo aumento, ultrapassando 20 mil TEUs movimentados em 2014, o que representa um acréscimo de 23% em relação a 2013.

Além das importações e exportações e da cabotagem, que são as operações mais rentáveis para um terminal portuário, existem ainda as modalidades de transbordo, movimentação de contêineres vazios, e remoções internas no pátio do terminal.

     No transbordo, o navio descarrega um contêiner a fim de que seja embarcado em um segundo navio e, consequentemente, entregue em outro porto.

Esta operação é realizada quando os contêineres são embarcados no exterior em navios gigantes, que não conseguem atracar em alguns portos nacionais, devido às suas dimensões, o que requer um segundo navio (menor) para o transporte da carga. Itapoá é um dos poucos terminais do País a receber os maiores navios em operação, de 334 metros de comprimento.

Somada à alta produtividade, o Porto Itapoá também apresentou em 2014 um alto índice de performance operacional. O MPH (Movimentos Por Hora) é o índice que reflete a agilidade e eficiência de um terminal portuário.

No ano que passou Itapoá atingiu a média no ano de 83 MPH, um aumento de 32,5% em relação à média do ano anterior, que foi de 62,6 MPH. Em comparação com os principais terminais do mundo (Los Angeles, Nova York, Roterdã, Hamburgo, Dubai, Cingapura, Hong Kong e Shangai), Itapoá já apresenta resultados que o coloca como um dos mais ágeis do mundo.

Nº 1 do Brasil e o Melhor em Gestão de Pessoas

Para o presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, 2014 foi um ano especial. “Além de apresentarmos um crescimento exponencial na importação e na exportação, fomos reconhecidos como o melhor porto do Brasil, na visão dos clientes”, destaca.

A referência é a pesquisa realizada pelo Instituto de Logística e Supply-Chain (ILOS) junto a usuários dos portos brasileiros. Divulgada em agosto de 2014, o levantamento apontou o Porto Itapoá como o de melhor avaliação pelos clientes, com nota média de 8,9, enquanto o segundo melhor terminal obteve a média de 7,9.

Patrício ressalta que “todo resultado obtido é fruto do trabalho que realizamos com dois públicos essenciais para o Porto Itapoá: nossos clientes e nossos colaboradores”.

A relação que o terminal constrói com as pessoas, em especial com os seus colaboradores, também foi reconhecida pelo jornal Valor Econômico, que todos os anos realiza pesquisa, em parceria com a Aon Hewitt, para apontar as melhores organizações brasileiras em Gestão de Pessoas. Em 2014, Itapoá foi o único porto a figurar na pesquisa e um dos vencedores entre as quase 200 organizações participantes.



‹‹ voltar