Itapoá é lider em gestão de pessoas

Itapoá é Lider em gestão de pessoas

Pelo segundo ano consecutivo, o Porto Itapoá recebeu o prêmio Ser Humano, concedido pela ABRH-SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina). Inaugurado em junho de 2011, o terminal vem superando metas operacionais e já é considerado um dos portos mais eficientes da America Latina no segmento de contêineres, de acordo com a pesquisa do instituto Ilos. 

Itapoá também foi eleito a segunda melhor empresa do país em gestão de pessoas, na categoria das organizações que têm entre 501 a mil colaboradores, e o único terminal brasileiro a figurar entre os melhores neste quesito, de acordo com a pesquisa realizada pela Consultoria AON Hewitt (em conjunto com o jornal Valor Econômico)

Para o presidente do terminal, Patricio Júnior, "o investimento em pessoas está no DNA do porto, pois afinal são as pessoas que fazem a diferença em toda forma de relacionamento, seja ele comercial, social ou econômico". A preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento de projetos sociais são os condutores da empresa na área de sustentabilidade desde o início de suas operações. 

Em 2013, o projeto Mulheres Portuárias, já havia sido premiado pela ABRH-SC. Neste ano, foram dois os projetos vitoriosos: Recomposição - vegetação na orla em frente ao Porto Itapoá com a participação dos atores sociais locais e facilitadores: multiplicando conhecimento, gerando resultados.

A própria concepção estrutural do terminal, com o píer afastado 230 metros de pessoas na orla, é prova da sintonia com o meio ambiente e com a população. A proposta do Porto Itapoá é propiciar o crescimento de sua atividade, da cidade e das pessoas, com o mínimo de impacto ambiental e urbanístico.

Com o andamento do projeto, pôde-se observar um relevante aumento no nível de produtividade operacional, motivado tanto pelo treinamento prático in loco, quanto pela visualização da oportunidade de desenvolvimento por parte dos colaboradores em treinamento. A partir daí foi possivel construir um banco de talentos internos, para os vários níveis da empresa, bem como promover 116 colaboradores para a operação de equipamentos, um dos cargos operacionais mais visados no Terminal.

"O negócio e as pessoas devem estar contemplados num mesmo objetivo que é desenvolver ambos", afirma Patrício Junior. As empresas premiadas pela ABRH-SC concorrerão agora à edição nacional do Prêmio Ser Humano, que deve ocorrer em 2015.

Desempenho operacional - Em 2013, o Porto Itapoá, que está localizado na Baía da Babitonga, no litoral catarinense, registrou crescimento de 72,1% na movimentação de carga em relação ao ano anterior. Segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), o terminal está entre os três portos latino-americanos com melhor resultado no ano passado. Em maio deste ano, alcançou a marca de 1 milhão de contêineres movimentados, em menos de 3 anos de operação. 

No dia 23 de novembro, Itapoá superou mais uma marca. A operação do navio Archimidis, do armador Maersk Line, que faz a linha Ásia - América do sul, garantiu ao Terminal seu novo recorde de produtividade, de 143,5 MPH (movimento por hora), e 36,7 movimento por equipamento (portêiner). 



‹‹ voltar