Porto Itapoá conquista mais um prêmio:é o melhor terminal em gestão de pessoas |
Porto Itapoá conquista mais um prêmio:
O Porto Itapoá foi eleito a segunda melhor empresa do Brasil em gestão de pessoas, na categoria das organizações que têm entre 501 a mil colaboradores, e o único terminal do país a figurar entre os melhores neste quesito, de acordo com pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico em conjunto com a Consultoria AON Hewiit. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 21 de outubro, em São Paulo. O ano de 2014 vem sendo de grandes conquistas para o Porto Itapoá. Em agosto, pesquisa realizada pelo Ilos - Instituto de Logística e Supply Chain entre os usuários de terminais portuários já havia apontado o Porto Itapoá como o de melhor desempenho do Brasil. Agora, em outubro, a boa notícia veio com a edição 2014 da pesquisa Valor Econômico/AON Hewiit. O levantamento, que é realizado todo ano num universo de quase 200 empresas, tem o objetivo de identificar a melhor empresa em Gestão de Pessoas. O resultado coloca o Porto Itapoá entre as empresas de excelência do país. Com pouco mais de três anos de operação, Itapoá foi o único porto do país a figurar entre os melhores em Gestão de Pessoas e, na categoria de empresas entre 501 e mil colaboradores, obteve a segunda colocação entre todos os segmentos, atrás apenas da Cooperativa Coopercampos, de Campos Novos, também de Santa Catarina. Na opinião do presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, um fator explica as duas premiações que o terminal conquistou este ano, que não podem ser vistas de forma separada. “Para o Porto Itapoá, as pessoas fazem a diferença. São as pessoas que geram valor para o nosso negócio. Ser o melhor na visão dos clientes só é possível porque investimos da mesma forma para sermos os melhores na visão de nossos colaboradores. Aqui, trabalhamos intensamente para que o cliente tenha suas necessidades atendidas no primeiro contato que realiza com o nosso time”, destaca Patrício. O presidente de Itapoá acrescenta que, “quando se fortalece os pilares da comunicação, da transparência e do desenvolvimento dos colaboradores, estamos deixando claro que o público interno é estratégico para empresa”. Patrício ressalta que o esforço deve ser renovado: “Isso, embora óbvio, precisa ser aprimorado todos os dias. O colaborador acaba entendendo o seu papel no sucesso da empresa e, por consequência, o cliente percebe o empenho e, no fim, enxerga esta característica como um diferencial competitivo”, complementa o presidente. O Porto Itapoá deu início às suas operações em junho de 2011. Localizado na Baía da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina, na divisa com o Estado do Paraná, hoje já é uma das referências em movimentação de contêineres no país. Em 2013 foi o quinto maior movimentador de carga conteinerizada no Brasil e o segundo do Estado de Santa Catarina. Em 2014, deve manter sua posição. Para o próximo ano, o Porto Itapoá deve iniciar a execução de seu projeto de expansão. No momento, o terminal possui capacidade para movimentar 500 mil TEUs (unidade de medida de um contêiner de 20 pés, ou 6 metros) por ano. Em 2013 e 2014 a movimentação média do porto ficou em torno de 480 mil TEUs/ano. Com a expansão, a capacidade deve ser quadriplicada para 2 milhões de TEUs por ano, o que significa ser o maior movimentador de cargas conteinerizadas do Sul do país e o segundo do Brasil. Neste projeto de ampliação, o terminal pretende elevar o nível de excelência em Gestão de Pessoas, como explica Ilcilene Oliveira, gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: “É um desafio muito grande manter nossa eficiência e qualidade junto aos clientes, a satisfação e engajamento das pessoas e ao mesmo tempo iniciar uma obra que vai quadriplicar nossa capacidade operacional. Entendemos que tudo está interligado e queremos encarar este desafio buscando o reconhecimento em cada uma de nossas atuações”. Site: www.portoitapoa.com.br ‹‹ voltar |