Itapoá quer dragagem em canal de acesso para operar o seu berço com calado de 16 metros |
Itapoá quer dragagem em canal de acesso para O Porto Itapoá, em Santa Catarina, cujos berços têm 16 metros de profundidade, o que permitiria a atracação dos maiores porta-contêineres do mundo, está obrigado a limitar o seu calado operacional a 11 metros, devido a uma restrição no canal de acesso à Baía da Babitonga, onde está situado. A Direção de Itapoá está em entendimentos com a Secretaria Especial dos Portos (SEP) visando à solução do problema.
A Direção de Itapoá calcula que, para adequar o acesso atual às melhores condições, seria preciso investir cerca de R$ 200 milhões em dragagens. Na Baía também está situado o Porto de São Francisco do Sul, que se beneficiaria das obras. A restrição que requer retificação é uma curva de 90 graus no canal que, embora tenha 14 metros de profundidade, na prática só comporta navios com calado de 11 metros.
O investimento com a nova dragagem teria rápido retorno, se considerado o aumento da geração de riqueza proporcionado por navios operando com maior tonelagem. Com apenas 10 centímetros de acréscimo de calado, navios porta-contêineres conseguem carregar mil toneladas a mais. E cada metro de contêiner numa embarcação de grande porte tem um potencial de carregamento de R$ 2,4 milhões em geração de riqueza - o que inclui o valor da carga, os serviços incidentes na movimentação e os tributos, entre outros.
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