Itapoá quer dragagem em canal de acesso para operar o seu berço com calado de 16 metros

Itapoá quer dragagem em canal de acesso para
operar o seu berço com calado de 16 metros

O Porto Itapoá, em Santa Catarina, cujos berços têm 16 metros de profundidade, o que permitiria a atracação dos maiores porta-contêineres do mundo, está obrigado a limitar o seu calado operacional a 11 metros, devido a uma restrição no canal de acesso à Baía da Babitonga, onde está situado. A Direção de Itapoá está em entendimentos com a Secretaria Especial dos Portos (SEP) visando à solução do problema.


A Baía da Babitonga tem profundidas superiores a 20 metros e suas margens são suficientemente distantes para permitir o tráfego simultâneo de vários navios. Contudo, a falta de uma dragagem complementar no seu acesso tem comprometido as excepcionais condições de navegação em seu interior e impedido que as embarcações operem com carga máxima.

A Direção de Itapoá calcula que, para adequar o acesso atual às melhores condições, seria preciso investir cerca de R$ 200 milhões em dragagens. Na Baía também está situado o Porto de São Francisco do Sul, que se beneficiaria das obras. A restrição que requer retificação é uma curva de 90 graus no canal que, embora tenha 14 metros de profundidade, na prática só comporta navios com calado de 11 metros.


Navios de maior tonelagem são obrigados a entrar e sair da Babitonga com carga limitada. Mesmo sem poder operar seu calado máximo, Itapoá tem comprovado a sua eficiência com o crescimento de suas operações. Em 2013, o volume movimentado foi 70% superior ao ano anterior, totalizando 486.722 TEUs (unidade padrão de contêiner de 20 pés).  

O investimento com a nova dragagem teria rápido retorno, se considerado o aumento da geração de riqueza proporcionado por navios operando com maior tonelagem. Com apenas 10 centímetros de acréscimo de calado, navios porta-contêineres conseguem carregar mil toneladas a mais. E cada metro de contêiner numa embarcação de grande porte tem um potencial de carregamento de R$ 2,4 milhões em geração de riqueza - o que inclui o valor da carga, os serviços incidentes na movimentação e os tributos, entre outros.


“Maiores navios e navios com carga máxima representam ganhos em escala e redução de custos. Temos que garantir aos terminais mais modernos do país, como Itapoá, que possam operar dentro da capacidade máxima que sua infraestrutura já permite. Até porque a eficiência portuária se propaga pela cadeia produtiva”, afirma Patrício Junior, presidente do Porto.


Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá:
META CONSULTORIA E COMUNICAÇÃO
www.metaconsultoria.com.br
http://blogmetamensagem.blogspot.com
Tels (21) 2262-2291 e 9.8129-8291
Av. Marechal Câmara, 160, Grupo 813/814
Castelo, Rio de Janeiro – RJ CEP: 20020-080



‹‹ voltar