Novo terminal de grãos da LOGZ em SC poderá estar operacional já em 2017

 

Novo terminal de grãos da LOGZ em SC
poderá estar operacional já em 2017

 

 

A Presidência da República publicou no dia 3 de Junho (Diário Oficial) o Decreto 8.462 com a Declaração de Utilidade Pública do Terminal de Grãos de Santa Catarina (TGSC), passo final para o início da construção do empreendimento, que tem como sócios a LOGZ Logística Brasil SA, com 50% de participação por meio da sua subsidiária integral, a SATI RJ Participações S.A., e a SAGAH Administração e Participações S.A (os outros 50%).

 O projeto agora entra em sua fase final de adequação com a escolha das empresas construtoras. Se as obras começarem até dezembro deste ano, o terminal poderá estar operacional no segundo semestre de 2017.

A ser instalado na Baía da Babitonga, ao lado do porto público de São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina, o novo terminal deverá representar, em sua primeira fase, investimentos da ordem de R$ 500 milhões, gerando mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, quando entrar em operação.

A Licença Prévia do projeto foi concedida pelo IBAMA em agosto de 2010 (renovada em outubro de 2012), e a Licença de Instalação, em outubro de 2014. Em setembro do ano passado, o então ministro chefe da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Cezar Borges, assinou o Contrato de Adesão autorizando a instalação do TGSC como Terminal de Uso Privado (TUP).

A Declaração de Utilidade Pública (DUP) estava em análise final na Casa Civil desde setembro de 2014. Assinaram a DUP, além da presidente da República, o ministro-chefe da SEP, Edinho Araújo, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O diretor de Investimentos da LOGZ, Roberto Lopes, explicou a importância do empreendimento: "Este novo terminal estará integrado a outras instalações logísticas da Baía da Babitonga, permitindo sinergias e ganhos em escala, e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de uma região que está se consolidando como um dos principais Hubs logísticos da América do Sul", afirmou.

Em suas duas etapas, o projeto do TGSC prevê a construção de dois berços de atracação totalizando 451 metros de extensão, o que permitirá a atracação de dois navios simultaneamente. O berço externo contará com quatro torres pescantes com capacidade para movimentar 2 mil toneladas por hora cada. O berço interno terá dois shiploaders com capacidade de movimentar 2 mil toneladas por hora cada. A primeira etapa prevê um berço, capacidade estática de armazenagem de 130,5 mil toneladas, e infraestrutura para movimentar de 4 a 6 milhões de toneladas de grãos por ano.

Entre os diferenciais do TGSC estão, além da sinergia com o Porto de São Francisco do Sul, a profundidade de 14,8 metros, a interligação com armazéns já existentes e a intermodalidade (moegas rodoviária e ferroviária).

O TGSC será o terceiro terminal em que a LOGZ tem participação acionária em Santa Catarina, ao lado do Porto Itapoá e do Terminal de Contêineres de Santa Catarina (TESC). Constituída em 2010 e voltada para o desenvolvimento de projetos e gestão de ativos na cadeia logística em todo o país, a LOGZ entende que o intercâmbio de informações e a convergência de ações, envolvendo agentes públicos e privados, com a interação da população envolvida, são indispensáveis para a solução dos desafios do setor.

As empresas nas quais a LOGZ é acionista já investiram R$ 626 milhões nos últimos anos em Santa Catarina, gerando mil empregos diretos e mais de 3 mil indiretos, com R$ 8,5 milhões pagos em tributos só em 2014. 



‹‹ voltar