Especialista questiona investimentos Brasileiros em portos estrangeiros
A despeito dos investimentos necessários para suprir os gargalos nos portos brasileiros, a partir da expansão de nossa infraestrutura, o BNDES financiará mais de 80% da construção de um porto no Uruguai, orçado em US$ 500 milhões, além de estar custeando a implantação do Porto de Mariel, em Cuba, no valor aproximado de US$ 1 bilhão.
Presidente do Conselho de Administração da LOGZ Logística Brasil SA, Nelson Carlini questiona a lógica que leva o Brasil a financiar portos estrangeiros, enquanto há forte demanda por investimentos na infraestrutura portuária nacional.
Segundo cálculos do Ministério do Transporte uruguaio, o Porto do Rocha estará operando em menos de dez anos, recebendo navios com capacidade de até 160 mil toneladas, graças ao seu calado natural de 20 metros. O Uruguai pretende que este novo porto escoe boa parte da produção brasileira de grãos e minérios.
A contradição está no fato de que terminais brasileiros, localizados em regiões estratégicas, não têm operado com sua capacidade máxima, devido a limitações por falta de investimentos em obras pontuais de dragagem e alargamento dos canais de acesso.
“Nenhum empreendimento feito no setor, hoje, no Brasil, recebe recursos equivalentes aos feitos pelo BNDES em portos estrangeiros”, afirma Carlini.
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