Logz aposta na nova Lei dos Portos mas ainda vê obstáculos burocráticos

Press Release – Setembro de 2013 (Draft)

Logz aposta na nova Lei dos Portos
mas ainda vê obstáculos burocráticos

A Logz Logística Brasil S.A., empresa de logística com participação em terminais e empreendimentos em toda a cadeia logística, acredita que o novo marco regulatório dos Portos (Lei 12.815/2013) poderá de fato dar impulso ao desenvolvimento do setor, como pretende o governo.


A empresa ressalva, contudo, que o governo deve evitar reestabelecer, por meio de dispositivos infralegais, como portarias e demais atos regulamentares, obstáculos que voltem a inibir os investimentos.


Fundada em 2010, hoje a Logz detém 60,6% de participação no TESC - Terminal Portuário Santa Catarina, em São Francisco do Sul, e 28% no Porto de Itapoá (terminal privado). Tem ainda participação majoritária no WRC, principal operador portuário do TESC, e no TGSC - Terminal de Grãos de Santa Catarina, projeto ainda em implantação.


Todos esses empreendimentos estão localizados na Baía da Babitonga, no litoral norte catarinense, próximo à divisa com o Paraná, com condições diferenciadas de logística graças à integração com os modais rodoviário (BR-101, entre outras rodovias) e ferroviário (ALL).


No entendimento da Logz, a vocação desse complexo de terminais catarinense é se consolidar como um importante Hub do comércio exterior brasileiro.


Com atuação em todo tipo de serviços portuários, incluindo contêineres, granéis e movimentação de carga, passando por armazenamento e serviços diferenciados para os clientes, até a integração logística, a Logz analisa novos investimentos, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste, visando a consolidar a sua posição no setor portuário.


Sobre os dispositivos infralegais que poderão criar exigências inadequadas e inibir os investidores, comprometendo diferentes empreendimentos, a empresa aponta a Portaria número 110 da SEP, de agosto passado, que veda a expansão de terminais em portos públicos e limita a 25% a ampliação nos chamados Terminais de Uso Privado (TUPs). Cita também o excesso de exigências nas fianças bancárias dos editais dos terminais.


A Logz acredita que o governo saberá rever esses obstáculos, tendo em vista o seu propósito de impulsionar o desenvolvimento portuário.

Assessoria de Imprensa da LOGZ:
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Tels (21) 2262-2291 e 8129-8291



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