Operação de Jumbo em madrugada de mau tempo confirma capacidade de Cabo Frio para cargas de projeto

 

Um Boeing 747 (Jumbo) cargueiro da Kalitta Air, proveniente de Houston, Texas (EUA), pousou no aeroporto de Cabo Frio na madrugada desta quarta-feira (27 de outubro), trazendo 72 toneladas de tubulações para a indústria petrolífera da Bacia de Campos. O mau tempo não impediu a operação, uma vez que Cabo Frio possui hoje uma das maiores pistas do país.

A operação, que será completada na madrugada desta sexta-feira, com um novo pouso da mesma aeronave, comprova a vocação do aeroporto para receber não apenas vôos regulares como também realizar grandes operações charter, com cargas de projeto. O modelo de Jumbo usado pela Kalitta Air é um “nose door” (foto) – as cargas entram e saem pela frente do avião.

Nos últimos anos, o Aeroporto de Cabo Frio consolidou-se como um importante hub logístico de apoio à indústria petrolífera da Bacia de Campos, no Norte fluminense. É pelo aeroporto que chega grande parte dos equipamentos importados destinados às empresas que operam na Bacia de Campos.

Com uma pista de 2.560 metros de comprimento - maior do que a de Congonhas e a do Santos Dumont e equivalente a dos grandes aeroportos do país – o Aeroporto de Cabo Frio está capacitado a receber as maiores aeronaves do mundo, como o Boeing 747 (Jumbo), o Antonov AN 124, o MD-11 e o DC-10 cargueiros, entre outros.

Conta também com um pátio para aeronaves de 30.400 metros quadrados, além de 60 mil metros quadrados de área alfandegada e um galpão coberto de 16 mil metros quadrados. Está estrategicamente localizado a apenas 60 Km de Macaé, onde se concentra a indústria do petróleo e a 140 Km do Rio, 550 Km de São Paulo, 530 Km de Belo Horizonte e 400 Km de Vitória.

    Em 2009, o aeroporto teve um crescimento de 65% em volume em relação ao ano anterior, o que resultou em um faturamento de R$ 40 milhões. Trata-se do único aeroporto internacional do país de carga e de passageiros administrado pela iniciativa privada. Sua administração está a cargo da Costa do Sol Operadora Aeroportuária S A., que venceu concorrência em 2001 com prazo de 22 anos.

Entre as empresas que operam cargas em Cabo Frio estão a ABSA/Lan, a Atlas e a Centurion Cargo, além da Kalitta Air. No segmento de passageiros, a TAM e a Trip operam vôos semanais regulares para Cabo Frio, além de Andes (Argentina), Lan (Chile) e Pluna (Uruguai), que fazem vôos sazonais. A Petrobrás e a OGX utilizam o aeroporto para transportar funcionários por helicópteros até as plataformas de petróleo.

 

(fotos no site: www.aeroportocabofrio.com.br).



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