NOTA - CentroNave pede a rápida reabertura do Porto de Rio Grande

CentroNave pede a rápida
reabertura do Porto de Rio Grande

O Centro Nacional de Navegação Transatlântica (CentroNave) está em contato permanente nos últimos dias com a Superintendência do Porto, a Capitânia dos Portos e demais autoridades portuárias de Rio Grande (RS) visando o imediato restabelecimento do sistema de sinalização do canal de acesso e a reabertura da barra daquele porto.


Rio Grande encontra-se fechado há 17 dias, em decorrência de um deslocamento de boias de sinalização. O fechamento foi homologado pelo capitão dos Portos, tendo em vista a falta de segurança para o tráfego de embarcações.


O trabalho de restabelecimento da sinalização atrasou porque o navio da Marinha responsável pelo balizamento em Rio Grande havia sido deslocado para Porto Alegre, atendendo ao esquema especial de segurança da Copa do Mundo. Em substituição, uma lancha da Superintendência dos Portos está refazendo o sistema.


O CentroNave estima que o fechamento do Porto de Rio Grande por mais de duas semanas cause significativos prejuízos para os armadores associados e o comércio exterior brasileiro, já que o cumprimento dos embarques e desembarques planejados ficou comprometido.


O fechamento de Rio Grande também provoca atrasos e cancelamentos de escalas em outros portos, num efeito-dominó que dificulta as operações. Neste momento, a entidade avalia, em conjunto com o Terminal de Contêineres (Tecon) de Rio Grande e Sindicato de Agências Marítimas local, que medidas podem ser tomadas para mitigar as consequências do fechamento prolongado da barra do porto.


O CentroNave é uma entidade empresarial fundada em 1907, voltada para o desenvolvimento da navegação, do setor marítimo e do comércio exterior. Representa hoje 23 empresas de navegação brasileiras e global carriers, de várias bandeiras, com atuação no país. Essas empresas reunidas respondem por 70% das exportações brasileiras em valor e 95% das cargas em contêineres transportadas nas exportações e importações.


Assessoria de Imprensa do CENTRONAVE:
Meta Consultoria e Comunicação Ltda
www.metaconsultoria.com.br
Tels (21) 2262-2291 e 9.8129-8092
Centronave: www.centronave.org.br



‹‹ voltar