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CENTRONAVE apoia a MP 595 e a abertura aos investimentos no setor portuário brasileiro
Os armadores que atuam no Brasil somam mais de US$ 40 bilhões em ativos em utilização no país, entre navios, equipamentos e instalações. Empregam milhares de brasileiros e contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento de nossa economia e de nosso comércio exterior. Em conjunto, empresas brasileiras e globais disponibilizam uma frota de cerca de 400 navios, operando em dezenas de linhas de navegação que ligam o Brasil a 170 países. Com sua atuação, essas empresas garantem agilidade e eficiência à cabotagem e às nossas exportações. Garantem também a própria manutenção do fluxo comercial com o exterior, a despeito dos notórios gargalos de infraestrutura que o país enfrenta e que as propostas que constam da MP 595 buscam resolver. Poucos setores como a navegação mercante atuam no mundo em ambiente tão competitivo e de tão aberta concorrência, com dezenas de players ofertando os mesmos serviços. Alinhados com esses princípios, o que hoje é mais necessário para a operação marítima no Brasil é o aumento da oferta de espaço e de berços de atracação em terminais e o aumento da concorrência, que diminuirá custos e preços para os usuários e melhorará a qualidade e o nível de serviço através da constante busca de eficiência operacional e de escala. Isto só será possível com mais investimentos no setor, na busca da movimentação de alto volume de cargas com o menor custo possível. O que o setor da armação deseja e necessita é que sejam realizados os investimentos necessários para gradualmente mudar para melhor a atual realidade portuária e para prepará-la para novas necessidades operacionais que virão e que serão demandadas pelo comércio exterior brasileiro no médio e longo prazos. É preciso pensar a logística brasileira para as próximas décadas. É a hora do país dar um novo salto de qualidade. Por essas razões, o CENTRONAVE apoia a MP 595 e os empreendedores dispostos a investir na superação dos gargalos hoje existentes e que pensem o futuro. A sociedade brasileira não tem o que temer com a abertura que a MP 595 deverá criar para o setor portuário brasileiro, gerando oportunidades de investimentos, emprego e renda, eliminando os notórios gargalos estruturais e legais existentes e as consequentes ineficiências que obstam o desenvolvimento do país.
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