SC tem uma das maiores movimentações de contêineres do BR

 

SC  tem  uma  das  maiores  movimentações  de contêineres  do  B R

 

Adaptação
 
O Porto de Itapoá busca alternativas para crescer e investe no projeto de ampliação do terminal para atender à demanda das empresas catarinenses, apesar das dificuldades da economia brasileira.
O presidente, Patricio Junior, 55 anos, explica que foram feitas adaptações nas operações para encarar a mudança de cenário no mercado interno. “Mesmo tendo números positivos, em termos de volume, também fomos afetados [pela crise] em relação ao tipo de carga. A importação foi reduzida drasticamente, por outro lado, o número de exportações aumentou, no entanto, o faturamento desta movimentação é bem menor. Uma das alternativas adotadas foi focar nesta demanda de exportação buscando o maior volume possível”.
Com cinco anos de operação, o porto se consolidou como o sexto do país em movimentação de contêineres, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), sendo o primeiro em ocupação de sua capacidade que é de 500 mil TEUs por ano.
Em 2015, registrou um aumento de 14% no volume de cargas, com um total de 548.463 TEUs (medida padrão para contêineres) movimentados comparado com o mesmo período em 2014. Neste ano, a movimentação nos primeiros seis meses foi de 280 mil TEUs. TEUs é a medida padrão para contêineres de 20 pés.
As obras de expansão devem iniciar ainda neste ano e têm o prazo de conclusão estimado entre 3 a 5 anos. “2017 será um ano de obras e nosso maior desafio no próximo ano é mantermos um alto nível operacional ao mesmo tempo em que as obras de ampliação do Porto estão sendo tocadas do outro lado da cerca. Pela nossa capacidade atual de pátio esgotada não conseguimos visualizar um grande aumento no volume das cargas, mas estamos otimistas em relação ao mix dessas cargas com valor agregado maior que as movimentadas em 2015 e 2016”, explica Junior.
Ao final da expansão, o Porto Itapoá deverá ter capacidade para movimentar 2 milhões de TEUs por ano. “Isso torna o porto como um dos maiores movimentadores de cargas do continente”, aponta o presidente. Dos atuais 150 mil m², a área de armazenagem irá ter 452 mil m².
O local possui a capacidade para até 500 mil contêineres por ano, com produtos de várias empresas, entre elas a de frigorífico JBS, BRF, Seara e Aurora, a montadora alemã BMW, as empresas WEG e Whirlpool.
O Porto Itapoá é um projeto iniciado na década de 90 e começou as operações em 2011. Tem como controladores a Aliança Navegação, a Logz Logística Brasil S/A e o grupo empresarial catarinense Batistella. Em 2014, foi eleito o melhor e mais eficiente terminal do país, segundo pesquisa do Instituto Ilos.


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