Itapoá tem o melhor desempenho entre os grandes terminais brasileiros

Itapoá tem o melhor desempenho entre os grandes terminais brasileiros

O Porto Itapoá obteve o maior crescimento entre os terminais brasileiros de grande porte de 2014 para 2015, de acordo com levantamento feito pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL. Com 7,7% de avanço no movimento de carga no período mencionado, o terminal catarinense superou todos os principais terminais de contêineres (acima de 100 mil TEUs/ano) do país, movimentando um total de 501.523 TEUs, contra 465.665 TEUs do ano anterior.TEUs é a medida padrão para contêineres de 20 pés.

Em segundo lugar em termos de aumento de movimentação de carga, está Rio Grande (RS), com variação de 7,1%, seguido de Paranaguá (PR), com aumento de 3,3%, e o Porto de Santos (2,1%). Entre os maiores terminais de contêineres brasileiros, Portonave apresentou o pior resultado, com queda de 2,1% na movimentação. Santos ainda ocupa a liderança em números absolutos na América Latina, com acréscimo de 75.578 TEUs de 2014 para 2015, totalizando 3.645.448 TEUs. Em volume absoluto movimentado, Itapoá está em 26º lugar na América Latina.

Para a Direção do Porto Itapoá, o resultado positivo reflete a preocupação do terminal com a eficiência operacional e com a busca de soluções logísticas para os seus clientes. O bom desempenho, a despeito da crise pela qual passa o País, comprova também que o Terminal, em pouco mais de cinco anos de operação, consolidou a sua vocação entre os mais importantes portos de cargas conteinerizadas do Brasil.

Outros indicadores de performance no ano passado merecem destaque. Em setembro, o terminal bateu o seu recorde de produtividade, alcançando 145,7 MPH (movimentos por hora) e 37 movimentos por equipamento (portêiner). Com isso, Itapoá passa a ser um dos terminais portuários mais ágeis do Mundo, pelo critério de produtividade medida por MPH, à frente de portos como

Cingapura, Hong Kong, Roterdam, e Hamburgo.

O Porto Itapoá tem como acionistas a Aliança Navegação, a Logz Logística Brasil S/A e o Grupo Batistella.



‹‹ voltar