Avanço no mar

Avanço no mar

Marcos de Oliveira

O Porto Itapoá conseguiu o maior crescimento entre os terminais brasileiros de grande porte de 2014 para 2015, de acordo com levantamento feito pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Com 7,7% de avanço no movimento de carga, o terminal catarinense superou todos os principais terminais de contêineres (acima de 100 mil TEUs/ano) do país, movimentando um total de 501.523TEUs, contra 465.665 TEUs do ano anterior, o que o coloca na 26ª colocação na América Latina. TEUs é a medida padrão para contêineres de 20 pés.

Em segundo lugar em termos de aumento de movimentação de carga está Rio Grande (RS), com variação de 7,1%, seguido de Paranaguá (PR), com aumento de 3,3%, e o Porto de Santos (2,1%). Entre os maiores terminais de contêineres brasileiros, Portonave apresentou o pior resultado, com queda de 2,1% na movimentação. Santos ainda ocupa a liderança em números absolutos na América Latina, com 3.645.448 TEUs.

Para a direção do Porto Itapoá, o resultado positivo reflete a preocupação do terminal com a eficiência operacional e com a busca de soluções logísticas para os seus clientes. O bom desempenho, a despeito da crise pela qual passa o país, comprova também que o Terminal, em pouco mais de cinco anos de operação, consolidou a sua vocação entre os mais importantes portos de cargas conteinerizadas do Brasil.

O Porto Itapoá tem como acionistas a Aliança Navegação, a Logz Logística Brasil S/A e o Grupo Batistella.



‹‹ voltar