Pesquisa aponta o Porto Itapoá como o terminal portuário com melhor desempenho

Pesquisa aponta o Porto Itapoá como o terminal portuário com melhor desempenho


Ana Rita Gondim

O destaque da pesquisa deste ano do Instituto Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain) ficou com um dos mais novos terminais do país. O Porto Itapoá, localizado na Baia da Babitonga, em Santa Catarina, em três anos de operação, conquistou a maior nota dos usuários: 8,9. O terminal é administrado pelas empresas Aliança (da Hamburg Süd), Battistella e Log Z (formada por fundos de investimentos administrados pela BRZ) e é especializado na movimentação de contêineres.

O presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, garante que o resultado alcançado é reflexo de investimentos que vão desde a infraestrutura até o esforço que a empresa agrega na motivação, qualificação e engajamento das pessoas. “Toda empresa só consegue atingir níveis de excelência, como aponta o resultado dessa pesquisa, quando consegue identificar que seu maior patrimônio são as pessoas. Investimento em infraestrutura, equipamentos e relações comerciais são fruto do trabalho de nossos colaboradores”, exalta.

O desempenho portuário brasileiro, destacado pelo Instituto Ilos, é o resultado de uma pesquisa de opinião que mostra a avaliação feita por 169 companhias, de 18 setores da economia brasileira. Este ano, contudo, a avaliação apresentou uma queda significativa em relação às outras séries da pesquisa. Quando o trabalho foi iniciado, em 2007, a nota média dada pelos usuários dos portos era de 6,3; subiu para 6,9, em 2009; 7,3, em 2012; e agora caiu para 6,8.

"Por enquanto, a nova lei tem tido um efeito contrário. Em vez de ampliar os investimentos, o setor parou. Isso cria um clima negativo e a percepção dos usuários piora em relação aos serviços prestados", afirma o presidente do Ilos, Paulo Fleury.

Ele explica que os profissionais de logística das empresas deram nota de 0 a 10 para os três principais portos que usam. As piores avaliações vieram dos setores de mineração, químico, petroquímico, higiene e limpeza, cosmético e farmácia. Na média, os terminais privativos tiveram as melhores notas e os públicos, as piores. "Essa posição reflete dificuldades de acesso (terrestre e marítimo), burocracia, mão de obra etc. Os terminais que estão dentro do porto são bons, mas a parte coletiva não é", avalia Fleury.

O resultado do Porto Itapoá, nesse contexto, revela a necessidade de investimentos privados no país. Mesmo cercado de bons concorrentes, o terminal apresenta resultados empolgantes num curto espaço de tempo. "Nossa entrada no setor foi desafiante. Itapoá era uma cidade turística, de veraneio, sem nenhuma tradição na atividade portuária. Além disso, nossos concorrentes (Paranaguá, Navegantes e São Francisco do Sul) já estavam consolidados", afirma o diretor do porto, Márcio Guiot. A saída, diz ele, foi adotar práticas diferenciadas, sejam de operação ou tarifária.

Com mais tempo de atividade no setor, o Porto do Pecém ficou com o segundo lugar no ranking do Ilos. O terminal privativo, controlado pelo governo do Estado do Ceará, obteve nota 7,9. Inaugurado em 2002, ele movimenta granéis sólidos e líquidos, além de contêineres. O terceiro melhor avaliado, com 7,44 pontos, foi o Porto de Navegantes, vizinho de Itapoá. O terminal é administrado pela Triunfo Participações (TPI).

Na outra ponta ficaram os portos públicos: Santos (6,36), Salvador (6,33) e Paranaguá (6,33). São três complexos portuários formados por grandes terminais que movimentam uma série de cargas, como contêineres, veículos, combustíveis, soja e açúcar. A administração é feita por estatais federais (Santos e Salvador) ou estaduais (Paranaguá).

Ranking dos Portos Brasileiros

1º - Itapoá - 8,90
2º - Pecém - 7,90
3º - Navegantes- 7,44
4º - Rio Grande - 7,30
5º - Vitória - 7,29
6º - Itajaí - 7,22
7º - Suape - 6,89
8º - São Francisco do Sul - 6,86
9º - Itaguaí - 6,80
10º - Rio de Janeiro - 6,72
11º - Santos - 6,36
12º - Salvador - 6,33
13º - Paranaguá - 6,33

Com informações da assessoria de imprensa do Porto Itapoá e de O Estado de S. Paulo

 



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