Santo Cristo ganha galeria de arte

Santo Cristo ganha galeria de arte

Catharina Wrede

O Globo - 07/01/2013

 

RIO - Artista transmutada em galerista, a carioca Gabriela Maciel fez um caminho inverso àquele normalmente percorrido pelas galerias de arte. Primeiro, criou um selo de arte multimídia, uma plataforma digital que apoia e divulga brasileiros e estrangeiros cujo trabalho faça o cruzamento de diversas mídias. Tudo no plano virtual, com um site flutuando na web. O espaço na rede, porém, não foi suficiente, e Gabriela sentiu necessidade de migrar para o mundo offline. Assim surgiu a Tal —TechArtLab, galeria que ela inaugura no próximo sábado, às 15h, na antiga fabrica da Bhering — espaço já famoso por reunir ateliês de diversos artistas plásticos na Zona Portuária do Rio.

— A Tal é uma plataforma online e offline. Não acredito em nenhum dos dois funcionando sozinho — diz Gabriela. — Nós somos analógicos e virtuais ao mesmo tempo. Criamos coisas palpáveis na vida real, mas trocamos muita informação pela web.

Junto com o novo galpão de 100 m² — antigo ateliê de Gabriela —, será aberta também a coletiva “Tal 012”, organizada por ela em parceria com a consultora e produtora de arte Martha Pagy. O evento de inauguração só acontece no próximo sábado, mas a exposição já pode ser vista a partir de hoje mediante agendamento por telefone (8107-1777).

A mostra reúne obras de 15 artistas em diversos suportes, e traz representantes de uma nova geração da arte contemporânea brasileira, como Marcelo Jácome, Fábia Schnoor, Tiago Rivaldo e João Penoni; assim como nomes de longa data, como a dupla Franz Manata e Saulo Laudares, Patrícia Gouvêa e Flávio Colker.

— Apesar de termos preferido não assinar uma curadoria, a mostra segue uma linha interessante: todos os trabalhos falam muito de marcas de corpo, sobreposições de camadas, de pele, tatuagens, cortes em cima de diversos suportes — explica Martha, que até dezembro era sócia da galeria Largo das Artes, no Centro, e preferiu seguir voo solo com a sua produtora Múltiplos, que também agencia artistas.

Além de abrigar exposições, Gabriela pretende promover no espaço lançamentos de livros e bate-papos, e ainda criar uma revista em parceria com a editora Bolha, cuja sede também é na Bhering.



‹‹ voltar