Canal do Panamá foi inaugurado há 100 anos ligando Atlântico ao Pacífico

Canal do Panamá foi inaugurado há 100 anos ligando Atlântico ao Pacífico


Há exatos 100 anos, em 15 de agosto de 1914, era inaugurada uma obra com a qual sonhava-se desde o descobrimento da América: o Canal do Panamá, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico.
O valor estratégico do canal estava em declínio, mas uma grande, cara e demorada obra de ampliação promete recolocar o Panamá no centro de imenso fluxo comercial.
Um país pequeno, mas de grande importância estratégica e ainda privilegiado por dois oceanos: Pacífico de um lado, Atlântico do outro. E o que dizer do povo? Festeiro e orgulhoso do canal que facilita a vida de navegadores de qualquer continente.
Sem o Canal do Panamá, os navios seriam obrigados a contornar todo o continente americano. Longas distâncias foram substituidas por apenas 80 quilômetros, que é justamente a faixa de terra e o tamanho do canal que separa os dois oceanos.
Para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, as que mais se beneficiam do canal, é grande a redução do caminho para a costa leste americana e a Ásia. Para se ter uma ideia, um navio que sai de Los Angeles para Belém, por exemplo, navega 9.128 km a menos se passar pelo Canal do Panamá.
Para o Recife, são 5.536 km de diferença. O Oceano Atlântico é 24 centímetros mais baixo que o Pacífico e o canal é 26 metros mais alto que os dois oceanos. Para vencer esse desnível, os navios precisam passar por três eclusas. Equipamentos que funcionam como elevadores de água.
Os portões de ferro se fecham e uma caixa d´água se forma para fazer subir ou descer os navios. A operação leva, no máximo, dez minutos.
Em média, por dia, são 40 navios fazendo a travessia. No ano passado, nada menos que 213 milhões de toneladas de cargas circularam pelo canal, movimentando quase US$ 2,411 bilhões.
Só o Brasil movimentou 5.224.076 toneladas. É o décimo terceiro entre os países que utilizam o canal.
Esta ousada obra de engenharia foi inaugurada em 1914. Na época, 50 mil pessoas tiveram de sair da área. Outras 27 mil morreram durante a construção. Eram trabalhadores que vieram das Antilhas, da França e dos Estados Unidos. Muitos foram enterrados nos cemitérios que ficam nos arredores da capital panamenha.
O Canal do Panamá chega aos 100 anos em meio a uma grande reforma para o futuro. Em 2007, começou a ser ampliado. Novas eclusas vão mais que dobrar a capacidade de transporte, permitindo a passagem de navios maiores.
Problemas contratuais e de orçamento provocaram paralisações da ampliação. Inicialmente, estava previsto um custo de US$ 5,25 bilhões hoje já está em US$ 6,5 bilhões, e especialistas acreditam que, no final, o gasto poderá ser maior.
"Por todas as sondagens que você faz, sondagem de solo, rochas, você acaba tendo surpresas no meio da execução. E isso implica, muitas vezes, variação do preço. Aparentemente, as obras voltaram a todo vapor e vão ficar prontas creio eu em 12, 18 meses", informa Nelson Carlini, presidente do conselho administrativo da Logz Logística Brasil S. A.
Diante dos problemas, o prazo para conclusão, que era este ano, passou para o fim de 2015. Isso se nada mais acontecer.

Para assistir a matéria, acesse o link: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/videos/t/edicoes/v/obra-de-ampliacao-pode-impulsionar-o-canal-do-panama/3565188/



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