LogZ amplia investimentos |
LogZ amplia investimentos Quando a novata Logz Logística nasceu, em janeiro de 2010, o setor portuário vivia sob intensa incerteza regulatória. Na época, uma decisão do governo federal havia interrompido um dos mais promissores ciclos de investimentos privados no setor com a justificativa de concorrência desleal com os terminais arrendados nos portos públicos. Ainda assim, a Logz apostou numa reviravolta e se associou a importantes projetos, como o Porto de Itapoá e o Terminal de Santa Catarina (Tesc). Hoje, com os novos rumos traçados pelo modelo portuário - aprovado no primeiro semestre de 2013 - o apetite da empresa (formada porfundos de investimentos administrados pela BRZ) foi renovado. Com seus parceiros, vai investir mais de R$ 1 bilhão na construção de um terminal e na expansão de empreendimentos existentes. Os planos não param por aí: a empresa tem mais R$ 850 milhões em caixa para garimpar negócios Brasil a fora. Pode ser participação em novos projetos, como a construção de um terminal na Região Norte, ou a aquisição de ativos. Dos investimentos já definidos, o Terminal de Grãos de Santa Catarina(TGSC) vai custar cerca de R$ 500 milhões e representará importante rota para desafogar os portos públicos do Sudeste na exportação de grãos. O empreendimento será erguido ao lado do Porto de São Francisco do Sul (SC) e terá capacidade para movimentar 8 milhões de toneladas/ano - metade da movimentação do Porto de Paranaguá neste ano, um dos mais tradicionais do País. A empresa aguarda a liberação da licença de instalação para iniciar as obras, que devem durar 18 meses. A expectativa é que a autorização saia em um mês, prevê o diretor corporativo da Logz, Marcelo Muniz. Nesse empreendimento, a companhia terá como sócia a chinesa Hope Full, uma das maiores esmagadoras de soja. Pelo projeto, o terminal será ultra moderno, com a instalação de dois ship loaders (sistema de carregamento de grãos) e duas esteiras. O terminal será atendido tanto por rodovia como pelos trilhos (no caso, da ALL). O TGSC será erguido ao lado de outro empreendimento da Logz, com sócios. O Tesc, terminal privado dentro do porto público de São Francisco do Sul, também será expandido. Receberá cerca de R$ 150 milhões, num projeto que tem o objetivo de captar novas cargas da região, cujo potencial está calculado em 12 milhões de toneladas. ‹‹ voltar |