Matéria "Navegar é preciso" |
Jornal Folha de S.Paulo -10 de maio de 2010 - AUTOR: Maria Cristina Frias Com o deficit de infraestrutura portuária, o Brasil precisaria investir cerca de US$ 30 bilhões em portos até 2020, segundo o Centronave, que reúne 32 armadores de longo curso das maiores empresas de navegação do mundo em atuação no Brasil. A entidade calcula que precise de cerca de 50 novos berços de atracação em até dez anos para eliminar os gargalos portuários. Para o Centronave, contudo, o decreto 6.620, de 2008, considerado o novo marco regulatório dos portos, inibiu investidores por obrigar o empreendedor de terminais privativos a movimentar carga própria de forma preponderante em relação à de terceiros. "O interessado em operar portos não possui carga própria", diz Elias Gedeon, diretor-executivo da entidade. Os custos portuários no Brasil são em média 30% maiores do que na Ásia, Europa e nos EUA, segundo a entidade. Os navios chegam a ficar dias à espera de atracação, o que gera um custo para toda a economia, diz Gedeon. A maior parte do comércio externo é feito pelo mar. A dragagem de oito portos deve ser concluída neste ano. "Mas, mesmo com as obras prontas, grandes navios ainda não vão operar no Brasil pela limitação dos portos." ‹‹ voltar |