Movimento de containers na exportação tem alta

Movimento de containers na exportação tem alta

Ao contrário do que vinha sendo observado há alguns anos, as exportações apresentaram participação na movimentação geral maior do que a importação

Os portos brasileiros movimentaram um total de 9.120.100 Teus em 2015, um recuo de 1,8% face a 2014, com 9.289.900 Teus. Os dados do Centronave (Centro Nacional de Navegação Transatlântica), que incluem os segmentos de longo curso e cabotagem, bem como a movimentação de containers vazio, apontam que a queda em relação ao movimento geral do ano anterior foi de 1,8%, menor do que era previsto.

De acordo com o relatório isso se dá graças ao aumento de 7,1% dos volumes na exportação. Já as importações sofreram queda de 10,2%. O mesmo acontece com a movimentação de containers vazios, que caiu 1,3%. Ao contrário do que vinha sendo observado há alguns anos, as exportações com 52% do total de containers cheios, apresentaram participação na movimentação geral maior do que a importação, de 48%. A atribuição, de acordo com a entidade se dá à valorização do dólar no período e também à retração da demanda interna.

Os números mostram que Santos permanece na dianteira absoluta na movimentação de contêineres, com participação de 39,6% do total, seguido de Paranaguá (8,7%), Rio Grande (8,0%), Navegantes (7,4%), Manaus (6,1%) e Itapoá (5,9%). Os dados revelam a grande concentração do volume movimentado nas regiões Sul e Sudeste, onde mostram ainda que entre os 22 portos que movimentaram containers no país em 2014, os dez principais responderam por nada menos do que 90,3% do movimento.

O Porto Itapoá, no Norte catarinense, manteve-se na sexta posição, com um crescimento de 15,1% em relação a 2014, tendo sido o único porto de Santa Catarina a apresentar variação positiva no ano passado. Foi também o porto que mais cresceu em movimento, entre os 22 pesquisados. O Rio de Janeiro, que já foi um dos principais portos do país, aparece apenas na oitava posição, registrando queda de 19,7% no movimento de contêineres de 2014 para 2015.



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