Obras e oportunidades de negócios em debate no Santos Export 2014

Obras e oportunidades de negócios em debate no Santos Export 2014

As oportunidades de negócios que podem surgir com a dragagem do Porto de Santos e os planos de terminais e armadores para a nova realidade do cais santista, com uma maior profundidade em seu canal de navegação, serão analisados no primeiro painel de debates do segundo dia doSantos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. O evento acontecerá nas próximas terça e quarta-feira, em Guarujá, e terá a participação de especialistas, empresários e autoridades do setor.

O ministro dos Portos, Cesar Borges, já confirmou sua participação no seminário.

O evento é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos. Em sua 12ª edição, ele reúne temas estratégicos para o desenvolvimento do cais santista, como a expansão portuária e as medidas que devem ser tomadas para seu desenvolvimento.

No painel que debaterá a infraestrutura portuária, abrindo a programação de quarta-feira, um dos temas principais será o aprofundamento do cais santista. Atualmente, apenas o trecho inicial do canal de navegação tem uma profundidade que permite a passagem de navios com até 13,2 metros de calado (altura da parte da embarcação que permanece submersa). O resto do canal de navegação é mais raso devido às interrupções na dragagem de manutenção. O serviço deve ser normalizado nos próximos meses, com a conclusão da licitação da Secretaria de Portos (SEP) que definirá a empresa responsável pelos trabalhos.

Participarão dos debates o diretor de Infraestrutura e Serviços da Codesp, Paulino Moreira da Silva Vicente; o secretário de Infraestrutura Portuária da SEP, Tiago de Barros Correia; o diretor-executivo do Centro Nacional da Navegação (Centronave), Cláudio Loureiro; o secretário-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Matheus Miller; e o presidente da Praticagem de São Paulo, Paulo Barbosa.

Discussões

Cláudio Loureiro destacou a importância de participar do Santos Export. “Certamente, muito do que foi estabelecido como consenso na nova Lei dos Portos deve-se à realização das edições anteriores, nas quais os principais temas portuários foram colocados em foco. Como exemplo, vemos a questão da dragagem do Porto, que será novamente objeto de debate”.

O presidente da Praticagem de São Paulo, Paulo Sérgio Barbosa, afirma que “a experiência tem demonstrado que o caminho mais curto para o desenvolvimento do Porto de Santos é a eficiência, ao lado dos investimentos. Esses dois esforços têm feito com que a movimentação de cargas cresça constantemente, obtendo seguidos recordes, o que leva à constatação de que a comunidade portuária supera as dificuldades e desafios que surgem no cotidiano”.

De acordo com o secretário-executivo da Abtra, os debates do seminário impulsionam o comércio exterior e a economia brasileira. “Esta edição 2014 ganha ainda maior importância, tendo em vista o atual momento vivido pelo setor, diante da implementação do novo modelo de gestão portuária e do pacote de novas licitações nos portos organizados”.

Inscrições

O Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos está com inscrições abertas. Elas podem ser feitas pelo site http://www.unaeventos.com.br/forumsantosexport/.

Esta edição do evento será realizada no Sofitel Jequitimar, na Avenida Marjory da Silva Prado, nº 1.100, na Praia de Pernambuco.

 



‹‹ voltar