Centronave faz alerta sobre restrições de manobras no Porto do Rio

Centronave faz alerta sobre restrições de manobras no Porto do Rio

As intervenções no tráfego já estão provocando atrasos e obrigando as embarcações a permanecer fora da barra

O Centronave (Centro Nacional de Navegação Transatlântica) considera prejudicial às operações marítimas e ao comércio exterior brasileiro as restrições de manobras com navios na Baía de Guanabara, no período de 28 de julho a 09 de agosto, impedidas das 11:00 às 17:00. As intervenções no tráfego para a realização do evento teste Regata Internacional de Vela foram feitas atendendo às exigências do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016.

A rotina de operações foi significativamente alterada no período sem que houvesse prévia discussão quanto às alternativas possíveis para evitar seus reflexos negativos, ou tempo hábil para que as empresas de navegação, bem como terminais, agentes marítimos e usuários dos portos refizessem o seu planejamento, sobretudo quanto ao gerenciamento do um fluxo de escalas e operações em outros portos.

O alto grau de intervenções no tráfego e de mudanças de rotina já está provocando atrasos e obrigando um grande número de embarcações a permanecer fundeado fora da barra, em frente às praias da Zona Sul carioca, aguardando na fila de espera para a atracação.



‹‹ voltar