BNDES financia porto uruguaio concorrente de terminais brasileiros

BNDES financia porto uruguaio concorrente de terminais brasileiros

A despeito dos investimentos necessários para suprir os gargalos nos portos brasileiros, a partir da expansão de nossa infraestrutura, o BNDES financiará mais de 80% da construção de um porto no Uruguai, orçado em US$ 500 milhões, além de estar custeando a implantação do Porto de Mariel, em Cuba, no valor aproximado de US$ 1 bilhão. A observação é do presidente do Conselho de Administração da Logz Logística Brasil SA, Nelson Carlini. Ele questiona a lógica que leva o Brasil a financiar portos estrangeiros, enquanto há forte demanda por investimentos na infraestrutura portuária nacional.

— Estamos financiando concorrência contra os portos do Sul/Sudeste do Brasil e contra a bandeira brasileira na navegação. A montagem do porto do Rocha e do Condomínio Logístico do Uruguai procura flanquear todos os obstáculos legais que são colocados à importação no Brasil, como alfandegários, tributários e de transporte interno, criando uma concorrência desleal para empresas e empreendimentos nacionais — diz Carlini.

Segundo cálculos do Ministério do Transporte uruguaio, o porto do Rocha estará operando em menos de dez anos, recebendo navios com capacidade de até 160 mil toneladas, graças ao seu calado natural de 20 metros. O Uruguai pretende que este novo porto escoe boa parte da produção brasileira de grãos e minérios.

Segundo o executivo da Logz, a contradição está no fato de que terminais brasileiros, localizados em regiões estratégicas, não têm operado com sua capacidade máxima, devido a limitações por falta de investimentos em obras pontuais de dragagem e alargamento dos canais de acesso. “Nenhum empreendimento feito no setor, neste momento, no Brasil, recebe recursos equivalentes aos feitos pelo BNDES em portos estrangeiros”, afirma Carlini.



‹‹ voltar